top of page
  • Foto do escritorBMCPharma

Como escolher o(s) produto(s) cosmético(s) certo(s) para mim?

Com a variedade crescente e exponencial de produtos dermocosméticos, o difícil é mesmo escolher. Saber escolher os produtos corretos para o seu tipo ou problema de pele é de extrema importância, pois produtos desadequados podem desregular o equilíbrio cutâneo e piorar o estado da pele ou problemas como o acne ou a rosácea.

Então, como escolher o produto certo? A equipa BMCPharma dá-lhe algumas dicas!


Creme? Fluído? Gel?

Os produtos cosméticos existem em várias texturas dermocosméticas e todos os tipos de pele têm um ou mais tipos de produtos adequados.

Cremes

Os cremes, sobretudo os cremes ricos, são texturas dermocosméticas fortemente hidratantes e ricas em ingredientes nutritivos, sendo ideais para peles secas e muito secas.

Os cremes existem também na forma de creme ligeiro. Este creme é mais leve e fácil de espalhar, não sendo tão “gordo” como o creme rico. Contudo, não proporciona uma nutrição e hidratação tão intensas. Estes cremes estão indicados em peles normais que procuram hidratação mas não necessitam de uma nutrição tão intensa.

Fluídos, Geis e Géis-creme

Os fluídos e texturas com base em gel são formas muito ligeiras que espalham rapidamente e deixam uma sensação refrescante. São ideais para peles mistas e oleosas, pois são leves e não deixam uma sensação oleosa.


No caso das peles mistas e oleosas, algumas palavras chave a procurar nos produtos são:

- oil-free ou não comedogênico - significa que este produto não estimula a formação de comedões (obstruções aos folículos por onde o sebo é expulso). Numa pele oleosa ou com tendência acneica, produtos que não sejam oil-free podem desencadear episódios de acne;

- matificante - significa que contém ingredientes que diminuem o brilho da pele ao absorver as secreções sebáceas e ao limitar a produção de sebo;

- toque seco - significa que a textura não é gordurosa e deixa um toque aveludado na pele após aplicação.


E a pele sensível? Se tem a pele sensível vai depender muito do tipo de pele associada que possui, ou seja, pele seca, normal, mista ou oleosa. Convém escolher um produto que seja adequado às duas situações, de preferência sem perfume ou com perfume hipoalergénico, para minimizar os riscos de uma reação.

Como exemplo, a Bioderma tem a gama Sensibio, que foi especificamente desenhada para peles sensíveis ou intolerantes (sensibio tolerance+) que respondem às necessidades de uma pele normal seca.

As peles oleosas e sensíveis poderão utilizar o Sébium Sensitive, também da Bioderma, que é próprio para peles oleosas, mas sem ingredientes sensibilizantes, respondendo às necessidades de uma pele sensível.


E o sérum? O que é, como e quando usar?

Um sérum distingue-se de um creme por ser mais concentrado nos ingredientes activos. Simultaneamente, a sua textura é por norma mais fluída e não gordurosa, de modo a penetrar de forma mais rápida e profunda na pele. Devido a estas duas características, os resultados da utilização de um sérum costumam notar-se mais rapidamente em relação às restantes apresentações de produtos.

Contudo, um sérum não substitui um creme hidratante e vice-versa, pois as suas ações complementam-se. Um vez que o sérum penetra mais profundamente na pele, este não actua nas camadas mais superficiais onde vai actuar o creme ou fluido diário. Por sua vez, o sérum aplicado antes do creme ou fluido vai permitir que estes também actuem mais em profundidade. Assim sendo, o sérum deverá ser aplicado a seguir à etapa da limpeza e antes do cuidado diário.


E a limpeza? Gel de Limpeza? Leite de limpeza? Água micelar? Desmaquilhante?

“Limpeza? Mas eu nem uso maquilhagem!”

A limpeza deverá ser sempre o primeiro passo da rotina diária da nossa pele e, possivelmente, o mais importante! Mesmo que não use maquilhagem, a sua pele capta partículas poluentes e impurezas durante o dia que é necessário remover e limpar antes de colocar seja o que for na pele. Por outro lado, a limpeza ajuda a que os produtos colocados de seguida penetrem mais profundamente na pele e atuem de forma mais eficaz.


A escolha do tipo de produto de limpeza está mais ligada às preferências pessoais do que à eficácia dos produtos, embora existam produtos mais indicados que outros para cada tipo de pele.


Água Micelar: as águas micelares são o “último grito da moda” no toca à limpeza do rosto. São produtos muito práticos por serem multifunções: limpam, desmaquilham (embora algumas maquilhagens waterproof possam necessitar de um desmaquilhante bifásico), tonificam e hidratam. A sua forma de limpeza através de micelas é suave e normalmente isenta de ingredientes sensibilizantes (como álcool, parabenos, sabão, etc.), o que as torna uma ótima escolha, nomeadamente para peles sensíveis e intolerantes (por exemplo a água micelar da Uriage para peles intolerantes formulada sem perfume). A limpeza é feita com um disco de algodão embebido na água micelar, exercendo pequenos toques sem friccionar. Há quem recomende uma limpeza posterior ou pelo menos uma passagem de água pelo rosto, de modo a retirar todos os vestígios da água micelar (especialmente recomendado em peles mais sensíveis).

Leite de limpeza: o leite de limpeza é outra forma de limpeza sem enxaguamento. Utiliza-se com discos de algodão e, devido à sua textura mais rica e nutritiva, é preferida habitualmente pelas peles normais, secas e muito secas.

Gel ou espuma de limpeza: são formas de limpeza com enxaguamento. Devido à sensação de frescura que proporcionam, são normalmente preferidas por quem tem pele normal, mista, oleosa e acneica.


E o tónico?

O tónico deverá ser o último passo da limpeza do rosto, pois vai retirar as últimas impurezas e restaurar o pH da pele, que poderá ter ficado alterado na etapa anterior. Tal como existem hidratantes específicos para cada tipo de pele, o mesmo se aplica aos tónicos. Na pele oleosa, os tónicos devem ter efeito adstringente (redução das secreções através da contração dos poros) com ação matificante. Nas peles secas, por outro lado, devem ser fórmulas sem álcool, para não retirarem a oleosidade natural da pele, e com efeito hidratante.


Protetor solar? Mas ainda não é verão!

É um erro pensar que a pele está livre de perigo durante o inverno. Na realidade, os prejudiciais raios UV vão persegui-la/o durante todas as estações, embora em intensidades diferentes. Nas estações mais frias, apesar das temperaturas serem mais baixas e a incidência desses raios ser inferior, a proteção da pele é essencial para evitar o envelhecimento precoce, bem como o agravamento de vários problemas cutâneos, como a rosácea e o acne. Adeque a escolha do protetor solar ao seu tipo de pele, como os protetores em forma de gel ou gel-creme da Heliocare ou o protetor Hyseac 50+ para peles oleosas e o roseliane com proteção solar SPF30 para peles intolerantes ou com rosácea.

cuidado-pele-produtos-certos-para-si

Em que ordem os produtos?

Com tanta diversidade de produtos, é fácil perder a noção da ordem em que devem ser utilizados. Contudo, estas etapas devem ser realizadas numa determinada ordem, para potenciar ação de cada um dos produtos usados.

  1. Limpeza

  2. Exfoliação (apenas 1 a 2 vezes por semana)

  3. Tónico

  4. Sérum

  5. Máscara (1 a 2 vezes por semana)

  6. Creme de dia (hidratante, antienvelhecimento, anti-rugas, matificante, etc.)

  7. Protetor solar


Ainda lhe restam dúvidas? Gostaria de um aconselhamento personalizado? Deixe a sua questão nos comentários ou contacte-nos via email: ajuda@bmcpharma.com

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As nossas promoções

bottom of page