Tipos de Acne e o seu tratamento
- BMCPharma
- 27 de jul. de 2018
- 4 min de leitura
A acne é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta pelo aparecimento de pápulas, pústulas ("borbulhas" com pus) e comedões fechados (pontos brancos) ou abertos (pontos negros). Manifesta-se predominantemente na face, pescoço, peito, costas e ombros, regiões onde existe um maior número de glândulas sebáceas.
É uma patologia típica da adolescência, mas também pode estar presente no adulto (acne adulto ou tardio), sendo cada vez mais frequente em mulheres adultas e estando muitas vezes associada a estilos de vida stressantes.

O que causa a acne?
A acne resulta da conjugação de 3 fatores:
Hiperseborreia - aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas (por razões genéticas, hormonais ou ambientais);
Hiperqueratinização - como resposta ao aumento da produção de sebo pelas glândulas, as células da pele multiplicam-se numa tentativa de impedir que mais sebo seja lançado para o exterior - formando os comedões e pontos negros (acne retencional).
Inflamação - o desenvolvimento bacteriano nos comedões leva à inflamação, criando as lesões inflamatórias como as pápulas (“borbulha”) e as pústulas (“borbulhas com pus”) - acne inflamatório

Tipos de acne
Existem vários tipos de acne e várias classificações. A acne também pode ser classificada em 4 graus, do grau I ao grau IV, consoante a gravidade. Contudo, aqui iremos falar sobre a divisão em classificações, pois são estas classificações as mais utilizadas pelas empresas de dermocosmética. A classificação da acne tem a ver com o aspecto global, uma vez que, na maior parte dos casos, encontramos vários tipos de lesões na mesma pessoa.
Pele Oleosa

Quando ainda não existem lesões comedogênicas ou inflamatórias e existe apenas hiperprodução de sebo ou quando existem ainda poucas lesões comedogênicas ou retencionais (pontos negros ou pontos brancos), o essencial é a utilização de um cuidado que regule a hiperprodução de sebo e que o absorva à superfície (matificantes), juntamente com um produto de limpeza adequado (veja abaixo).
Exemplos de cuidados matificantes:
Acne retencional
A Acne Retencional resulta de um espessamento da pele que dificulta a eliminação de sebo, o que contribui, por sua vez, para a formação de comedões abertos (pontos negros) ou comedões fechados (pontos brancos ou micro-quistos).

O objetivo dos produtos utilizados para a acne retencional é promover uma ação exfoliante, capaz de desobstruir os poros e libertar o sebo retido no seu interior.
Devem ser utilizados 1 a 2x por dia, consoante o produto, em pele limpa.
Exemplo de produtos para a acne retencional:
Acne inflamatório
A Acne Inflamatória é consequência da colonização e da proliferação da bactéria P. acnes na pele acneica, a qual está associada a um processo inflamatório. Por isso, surgem as lesões inflamatórias, vulgarmente denominadas borbulhas, que podem ser de dois tipos: as pápulas (com aspecto avermelhado) e as pústulas (com aspecto amarelado, devido à presença de pus).

O objectivo dos produtos utilizados é diminuir e atuar no processo inflamatório, o mais precocemente possível.
Exemplo de produtos para a acne inflamatória:
Acne Mista
A Acne Mista ou Polimórfica caracteriza-se pela presença simultânea de lesões retencionais (pontos negros e microquistos) e de lesões inflamatórias (pápulas e pústulas), sendo o tipo de Acne mais frequente.
Neste tipo de acne são utilizados produtos que associam a ação queratolítica (de modo a atuar nas lesões retencionais) à ação antiinflamatória e antibacteriana (de modo a atuarem nas lesões inflamatórias).
Exemplo de produtos para a acne mista:
Tratamentos com isotretinoína oral
Por vezes, quando a acne não é controlada apenas com ajuda da dermocosmética ou até com medicamentos tópicos, é utilizada a isotretinoína oral.

Este medicamento possui um efeito adverso relevante, a extrema secura cutânea. Assim, muitas marcas possuem também cosméticos específicos para quem faz esta medicação, de modo a promover a hidratação extra necessária durante este tratamento.
Exemplo de produtos:
É também aconselhado que a limpeza seja feita também com um produto específico (como o Effaclar H Creme Lavante), que seja feita a hidratação labial com o hidratante labial (como o Uriage Bariéderm Cica-Lèvres ou o Bioderma Atoderm Stick) e que seja utilizado diariamente um protetor solar de índice solar máximo para prevenir a fotossensibilização (como o Heliocare Gel 90, Anthelios Ultra ou Uriage Bariésun Creme Mineral).
Numa rotina diária da pele acneica não basta apenas a aplicação do creme, sendo que as etapas da limpeza e de proteção solar são indispensáveis neste estado de pele.
Limpeza - deve ser feita com um produto adequado às peles acneicas, que elimine o excesso de gordura e de brilho. Exemplos:
Água micelar: Bioderma Sébium H2O ou Uriage Água Micellaire;
Géis de Limpeza: Bioderma Sébium, Jowaé Gel Limpeza Purificante, Effaclar Gel Mousse Purificante, Uriage Hyséac Gel Moussant ou Vichy Normaderm Gel Esfoliante 3 em 1.
Proteção solar - é comum o mito que a exposição solar durante o verão melhora o aspecto da acne. De facto, a exposição solar cria uma hiperqueratinização que esconde as lesões da acne. Contudo, a exposição solar excessiva seca a pele, o que leva a um aumento da produção de sebo e, consequentemente, à gravidade dos episódios da acne. O protetor solar deve ser adequado às peles oleosas, como por exemplo: Anthelios Gel-Creme Toque Seco, Uriage Bariésun MAT e Heliocare Advanced Gel 50.
Máscaras esfoliantes - produtos complementares, podendo ser utilizados 1 a 2x por semana. A esfoliação ajuda na acne retencional e a máscara absorve o excesso de oleosidade. Não aconselhadas na acne inflamatória, pois pode agravar a inflamação. Exemplos: Uriage Hyséac Máscara Purificante e La Roche Posay Effaclar Máscara Desincrustante.
Maquilhagem - quando utilizada, deve ser sempre adaptada à pele acneica, privilegiando os fond de teint e as bases fluidas, como a gama Dermablend da Vichy.
Acne adulto
A acne adulta ou acne tardia ocorre depois dos 25 anos e pode prolongar-se até aos 50 anos. É mais frequente nas mulheres e pode surgir apenas na idade adulta ou ser um prolongamento da acne da adolescência.

Os motivos mais comuns são alterações hormonais (como a menopausa ou a gravidez), stress, produtos dermocosméticos desadequados ou efeitos adversos de alguma medicação.
Apesar do tratamento ser semelhante ao da acne da adolescência, existem marcas com gamas específicas para a acne adulta, como a linha Normaderm da Vichy.
Dúvidas? Gostaría de um aconselhamento personalizado? Coloque a sua questão nos comentários ou entre em contacto connosco!
Comments