top of page
  • Foto do escritorBMCPharma

Transpiração excessiva

Desodorizante = Antitranspirante?!

Apesar de muitas vezes estes termos serem aplicados no mesmo contexto, os desodorizantes são diferentes dos antitranspirantes pois têm funções distintas. Contudo, os desodorizantes podem ser antitranspirantes. Confuso/a? Para entender as diferenças é necessário compreender o que se passa nas nossas axilas.


Existem dois tipos de glândulas sudoríparas (glândulas responsáveis pela produção do suor, que regulam a temperatura do nosso corpo e expulsam substâncias tóxicas):

  • as glândulas écrinas que excretam suor misturado com sais e outras substâncias;

  • as glândulas apócrinas que excretam o suor juntamente com lípidos, proteínas e aminoácidos.


As glândulas apócrinas excretam suor inodoro, ou seja, sem cheiro. No entanto, quando as bactérias presentes na nossa pele degradam os compostos presentes nele, originam compostos voláteis com odor desagradável.


Desodorizantes

Os desodorizantes são produtos que não impedem a produção de suor, mas sim a produção de maus odores. Contém ativos que impedem o crescimento das bactérias e, consequentemente, a produção de odores desagradáveis. Assim, como o próprio nome indica, apenas desodorizam.

Alguns ingredientes comuns presentes nos desodorizantes, que impedem ou atrasam o crescimento destas bactérias, são os álcoois e derivados, triclorosan e outros ingredientes antimicrobianos. Normalmente, os desodorizantes contêm também fragâncias cujo objetivo é ajudar a mascarar esses odores desagradáveis.


Antitranspirantes

Os antitranspirantes, ao contrário dos desodorizantes, impedem a produção de suor através do bloqueio dos canais das glândulas sudoríparas. Ingredientes como os sais de alumínio, componentes mais comuns dos antitranspirantes, dissolvem-se no suor formando um gel espesso que bloqueia o canal e impede a saída do suor. Assim, não havendo contato do suor com as bactérias da pele, não há a degradação dos compostos nem a produção dos odores desagradáveis.




Alguns truques para combater a transpiração excessiva:

  • Use roupas leves e largas, de preferência em algodão, linho ou seda, que absorvem melhor a humidade do que os tecidos sintéticos;

  • Procure desodorizantes com indicações para “transpiração excessiva” e opte por antitranspirantes com sais de alumínio, que bloqueiam a produção do suor.

  • Seque adequadamente as axilas antes de aplicar o desodorizante. A pele húmida absorve menos quantidade de produto antitranspirante, logo não funciona de forma tão eficaz.

  • Transpirar durante ou depois de uma refeição pode dever-se à ingestão de bebidas quentes e comida quente ou picante. Este tipo de alimentos aumenta a temperatura interna, ativando os mecanismo de arrefecimento do corpo. Comida picante e bebidas quentes antes de dormir podem causar suores noturnos. A cafeína estimula as glândulas sudoríparas e o álcool alarga os vasos sanguíneos, o que pode fazer com que transpire mais.

  • Comidas com elevadas quantidades de cebola e alho não aumentam a produção de suor, mas podem tornar o seu odor mais forte.

E se lhe dissermos que tem usado o seu antitranspirante na altura errada, durante todo este tempo?

O consenso atual científico sobre a aplicação dos antitranspirantes é que estes devem ser aplicados à noite. Isto porque os antitranspirantes necessitam de tempo para se dissolverem no suor e bloquear a saída do mesmo, como explicamos acima. Para além disso, durante a noite as nossas glândulas sudoríparas estão menos ativas enquanto dormimos, o que permite que o produto seja absorvido mais facilmente numa quantidade inferior de suor. Assim, se já tentou as medidas acima e continua a sofrer de transpiração excessiva, porque não tentar este truque?


Nota:

O excesso de transpiração pode ser sintoma de doença ou pode necessitar de medicamentos ou intervenções médicas para que seja controlado. Se com o uso de antitranspirantes não consegue controlar eficazmente a transpiração, deverá procurar uma opinião médica.


Dúvidas? Necessita de sugestões de produtos? Consulte a nossa secção de cuidados desodorizantes e/ou antitranspirantes ou entre em contacto connosco através do email: ajuda@bmcpharma.com.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As nossas promoções

bottom of page